sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pesquisa revela que 8% dos pais se arrependem do nome que deram aos filhos

Motivos vão desde escolher nomes extravagantes, embarcar na tendência do momento, até seguir conselhos da família

 Shutterstock











A primeira-dama da França, Carla Bruni, que deu à luz na quarta-feira (19), disse aos jornais que vai chamar a segunda filha de Giulia. A opção por um nome simples, segundo os especialistas, diminui a chance da família se arrepender no futuro. Algo que, como mostrou enquete recente do site norte-americano yourbabydomainname.com , pode acontecer com até 8% dos pais. Mais da metade desses afirmou que o remorso aconteceu porque, na época da escolha, foram influenciados pela moda. Um terço explicou que o nome parecia original no momento do nascimento, mas hoje ele já é muito usado. 

Em entrevista à CRESCER, Pamela Redmond Satran, do site de nomes nameberry.com, conta que são várias as razões que levam os pais a se lamentar da escolha do nome das crianças. Uma delas é quando eles optam por um nome extravagante ou incomum que atrai atenção demais, de forma negativa. Exemplos de nomes, digamos, inusitados, surgem o tempo todo, principalmente entre as celebridades. Nos Estados Unidos, país de origem de Pamela, atrizes como Gwyneth Paltrow e Nicole Kidman foram bastante criativas e deram as suas filhas o nome de Apple (maçã) e Sunday (domingo). Aqui no Brasil, temos o sempre lembrado exemplo da cantora Baby do Brasil, cujas filhas se chamam Sarah Sheeva, Zabelê e Nana Shara. Para continuar com os cantores, Caetano Veloso tem um filho chamado Moreno e Marisa Monte um chamado Mano Wladmir. 

(LEIA TAMBÉM: GUIA DE NOMES)

E o arrependimento vai além da extravagância. “Seguir a tendência de nomes de uma época parece o caminho mais fácil para um possível desgosto no futuro”, explica a psicóloga e estudiosa do assunto Elaine Rabinovich. Isso porque os pais percebem, depois, que acabaram optando por um nome que se tornou comum. “Essa escolha às vezes é inconsciente. Ou seja: você passa a gostar de um nome que está na moda”, diz a especialista. Outro ponto, analisa Pamela, é quando os casais não concordam entre si ou há muita influência dos parentes para um nome tradicional da família. 

Assim, a melhor dica para “escolher certo” é ser muito sincero com o seu próprio gosto e preferir um nome que seja importante, que significa alguma coisa para você e seu marido, diz Elaine. Pamela reforça que uma boa saída é aproveitar os nove meses de gravidez para pensar muito sobre isso. “Vale pedir conselhos e navegar por sites especializados. Mas lembre-se: a decisão final é sua", diz.





FONTE:


Por 
Heloiza Camargo
Revista Crescer
Link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI273921-10555,00-PESQUISA+REVELA+QUE+DOS+PAIS+SE+ARREPENDEM+DO+NOME+QUE+DERAM+AOS+FILHOS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário